15 de mai. de 2012

Meio Ambiente




            Sabe-se que o meio ambiente é tudo que se diz respeito à ecologia - ciência da morada, aos ecossistemas – a própria morada, as relações da fauna e flora, bem como dos agentes de desequilíbrio, poluidores e destruidores do meio. A própria natureza em milhares de ano é encarregada pelo desequilíbrio e destruição do meio, mas o que se deve levar em conta aqui é o papel destruidor da ação humana, que vem gradativamente destruindo o deu habitat. Daí em se pensar em uma consciência ecológica, para cuidar do meio ambiente e tentar amenizar os tantos problemas existente neste planeta. Deve-se partir de uma escala micro, fazendo o nosso dever de casa e se entender a uma escala macro, um trabalho em conjunto um verdadeiro esforço transnacional, não apenas nos debates em conferência, mas sim através da ação, para que o futuro das próximas gerações não seja tão desanimador.
           
            Dentre as ações humanas para desequilibrar o meio ambiente temos o furto     das riquezas naturais, um fato muito antigo e que nos últimos anos tem-se intensificado, como derrubadas e queimadas das florestas, com isso colocando em extinção muitas espécies de fauna e flora. A caça predatória entre outras, ou seja, percebe-se interesse econômico social por traz disso tudo e que a cada dia cem a duzentos espécies de plantas ou animais somem para sempre da superfície do planeta.
           
Diversos são os caminhos que levam a degradação do meio, mas o desenvolvimento econômico é sem duvida o maior vilão. Para tal situação existe alternativa, é só usar a criatividade, determinação e contar também com a ajuda dos governantes e sociedade. É começar a se pensar em desenvolvimento sustentável, atendendo as necessidades do momento, sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.


Fonte de pesquisa: Kloetzel, Kurt. O que é meio ambiente. ed. Brasiliense, São Paulo: 1998. (Coleção primeiros passos).

Através da analise do texto pesquisado cheguei a redigir o meu próprio texto com a compreensão adquirida.

Por: Alisson Douglas Ribeiro dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário